quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Unidade 4 -Atividade 4.3 Carla

Reflexão do texto: Mídia e Educação
As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam e permeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, mas combinadas e integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes.
As tecnologias permitem mostrar várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto, representando-o sob ângulos e meios diferentes: pelos movimentos, cenários, sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e o indutivo, o espaço e o tempo, o concreto e o abstrato. A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações.
Neste sentido como diz o autor não há mídia que não possa ser usada na escola com isso precisamos refletir como usar esta ferramenta e como utiliza-la como objeto de estudo, pois contribuimos significativamente no processo de construção da cidadania, do exercício de direitos e deveres e de uma sociedade mais justa , a partir do exercício do direito à expressão e à comunicação.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mídia - Eucação


Unidade 4 – Ativiv 4.3  Sirlei
MÍDIA –EDUCAÇÃO
Os desafios na educação são constantes, hoje o que podemos concordar com todos os autores que discorrem sobre o uso das mídias na educação é que o maior desafio não é o de que as escolas tenham acesso as mídias, mas de que um grande número de profissionais está despreparado para utilizá-las.
 Na leitura do texto sugerido observei algumas situações de uso das mídias que conseguem  melhorar o desenvolvimento e o  envolvimento tanto de discentes quanto docentes na realização das aulas. Algumas das experiências citadas pelo autor, são situações que  ocorrem na nossa escola como: utilizar o som para o desenvolvimento de atividades nos grupos, uso de TV e vídeo para complementar estudos realizados através de leituras, produção e reprodução de filmes através da escrita,  filmagens dos trabalhos realizados pelos alunos para exposição e também para observação de como melhorar a execução dos mesmos, gravação da leitura dos alunos para que os mesmos ouçam e busquem a melhoria daquilo que ainda não está bom...
O que vale salientar é que nada conseguiremos se não buscarmos aprender a aprender diariamente.  

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Brincadeiras Antigas

unidade 3 ativ3.3  Sirlei , Roziléia e Roseli

TEMA: Brincadeiras Antigas

PLANEJAMENTO

 O tema surgiu durante uma aula de Língua Portuguesa onde o gênero textual a ser  trabalhado era    “Regras de Jogo”  onde o professor  levou para a sala as regras de um jogo chamado “Três Marias” e as crianças após a leitura, ficaram curiosos,pois só conheciam a brincadeira de ver os outros jogando,  não tinham  conhecimento da sua origem  e nem das regras. Como o objetivo de trabalhar com este texto , está integrado ao Projeto Etno Racial da Escola, para que eles conhecessem e valorizassem as brincadeiras antigas de origem africana, os alunos sugeriram levar está brincadeira para o recreio, com isso integramos essa atividade aos dois projetos que são desenvolvidos na escola, elaborando um mini projeto.
           O projeto será realizado com a turma 304, e terá a duração de 15 dias, pois estará envolvendo  pesquisas,  apresentação para os colegas da brincadeira pesquisada ,  elaboração dos materiais para o grande grupo e posteriormente a execução no horário do recreio.
REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Para realização da pesquisa, foi levado para as crianças assistirem o DVD,  Africanidades, utilizando o Data Show, na sequência foram entregues os livros, da Coleção Africanidades, Editora Ciranda Cultural, para que fizessem a leitura,  Em seguida foi realizado o sorteio para que cada grupo trabalhasse uma brincadeira diferente , pesquisando sobre ela, elaborando as regras conforme suas interpretações e  os materiais a serem utilizados para   praticarem e depois ensinar ao  grande grupo. As brincadeiras pesquisadas foram:    * Mancala

   *Três Marias

   * Escravos de Jô

   * Chicotinho-queimado

    * Barra- manteiga



RESULTADOS
Como havíamos programado, para encerramento do projeto, os alunos levaram os materiais para o horário do Recreio Dirigido, onde fizeram a demonstração de como realizar as brincadeiras, utilizando os materiais por eles confeccionados  e também explicaram a origem das mesmas. Podemos dizer que o objetivo foi alcançado, pois essas brincadeiras farão parte do Projeto Recreio Dirigido.
 Realizando Brincadeira no Recreio Dirigido - Escravos de Jó



Realizando Brincadeiras das Três Marias (Cinco Marias)



Atividade 3.4 -Relato do projeto

Projeto respeito e amor Não importa a cor
Na busca de conhecer os aspectos socioculturais do contexto familiar, foi desenvolvida uma pesquisa na qual revelou uma clientela com um poder aquisitivo variável e um grupo bem miscigenado (brancos, índios, negros), que tem como atividades culturais eventos produzidos pelo Departamento de Cultura e eventos festivos escolares (danças, teatros ou exposições) valorizando a cultura popular.
Com isso houve a necessidade de desenvolver um  projeto com a finalidade de apresentar as propostas educativas, visando o aprimoramento nas crianças de uma caracterização crítica sobre a cultura afro, de forma que possibilitou em ações e atitudes positivas na valorização cultural do ser humano. Entretanto, foi um encontro agradável e significativo, pois o contexto familiar presenciou por meio de explanação e dramatização a importância de sensibilizar e conscientizar sobre o respeito ás diferenças existentes nos diferentes grupos étnicos.
O direcionamento das atividade  propostas possibilitou na compreensão de valores básicos da miscigenação das três raças que foi introduzido a origem do povo brasileiro, ou seja, coma exploração de diferentes recursos: globo, mapa mundi e o mapa do Brasil, de forma que as crianças reagiram com olhares curiosos, atenciosos observando e localizando Portugal, África, Brasil e consequentemente o estado a qual a criança está situada.Para ilustrar a conversa foi introduzida a História da Cultura Afro Brasileira configurando uma narrativa simples, linear e ilustrativa sobre o descobrimento do Brasil, e especificamente a vinda dos negros para a nossa terra, o que provocou nas crianças curiosidades, contentamentos, questionamentos e conhecimentos preciosos sobre as questões escravistas, as conquistas, para aguçar o respeito ao outro e a si de forma que o ser humano necessita de uma convivência solidária, prevalecendo o amor e o respeito.
Relatar a cultura afro-brasileira no universo infantil tornou-se uma questão imprescindível, pois dialogar através do mundo da literatura viabilizou um entendimento de forma prazerosa e significativa. Na busca de despertar os valores, foram introduzidas as lendas folclóricas do Saci Pererê e Negrinho do Pastoreio como personagens que retrata a figura do negro que demonstram força, sabedoria, alegria e a busca da felicidade. E também dentro deste contexto contemplou o Conto ”Menina Bonita do laço de fita” da escritora Ana Maria Machado com uma linguagem linear, simples e bem significativo para a realidade infantil, pois incorpora em seus personagens autonomia, de forma que o leitor e os espectadores vivenciam cada episódio com entusiasmos e entendimentos. Entretanto, o envolvimento das crianças mediante a obra exposta, veio contribuir na sua personalidade, ou seja, sua história permite discutir a valorização do indivíduo, especialmente destacando na figura da criança negra que muitas vezes é discriminada e também a sua não aceitação, percebe-se então, nos personagens o envolvimento da comunicação permitindo visualizar as diferenças que cada ser é especial e indiferente de raça, cor, cultura, enfim, sua obra busca a construção da identidade e fortalece a valorização humana e sua auto estima.
Após contemplar essas informações através de vídeos,pesquisas repassadas em data show as crianças tiveram o seu momento para usufruir da cultura africana, ou seja, foram incentivadas pelos educadores a   confeccionar roupas.instrumentos musicais, danças, comidas  . A apresentação configurou-se com a atuação de cada turma regida pela sua própria docente e por alguns pais, de forma espontânea e criativa, sendo que a organização ocorreu de  forma que todas as crianças fossem integradas no desenvolvimento desta ação pedagógica.
A apreciação deste evento serviu como ferramenta importante, pois contribuiu para retratar entre as crianças a importância de respeitar as pessoas, abrangendo além da cor, sua cultura, classe social, a forma de ser e também valorizar crianças com necessidades especiais, sendo um momento de interação com as demais turmas.

Relato do Projeto

Unidade 3 ativ 3.4 Sirlei, Roziléia e Roseli

RELATO DO PROJETO:

BRINCADEIRAS ANTIGAS

O tema surgiu durante uma aula de Língua Portuguesa onde o gênero textual a ser  trabalhado era     “Regras de Jogo”  onde o professor  levou para a sala as regras de um jogo chamado “Três Marias” e as crianças após a leitura, ficaram curiosos para conhecer a brincadeira e executá-la. Como o objetivo de trabalhar com este texto , está integrado ao Projeto Etno Racial da Escola, para que eles conhecessem e valorizassem as brincadeiras antigas de origem africana, os alunos sugeriram levar está brincadeira para o recreio, com isso integramos essa atividade aos dois projetos que são desenvolvidos na escola, elaborando um mini projeto.

O projeto será realizado com a turma 304, e terá a duração de 15 dias, pois estará envolvendo  pesquisas,  apresentação para os colegas da brincadeira pesquisada ,  elaboração dos materiais para o grande grupo e posteriormente a execução no horário do recreio.

Para realização da pesquisa, foi levado para as crianças assistirem o DVD,  Africanidades, utilizando o Data Show, na sequência foram entregues os livros, da Coleção Africanidades, Editora Ciranda Cultural, para que fizessem a leitura,  Em seguida foi relizado o sorteio para que cada grupo trabalhasse uma brincadeira diferente , pesquisando sobre ela, elaborando as regras conforme suas interpretações e  os materiais a serem utilizados para   praticarem e depois ensinar ao  grande grupo. As brincadeiras pesquisadas foram:    * Mancala,    *Três Marias,    * Escravos de Jô,    * Chicotinho-queimado,     * Barra- manteiga.

Como havíamos programado, para encerramento do projeto, os alunos levaram os materiais para o horário do Recreio Dirigido, onde fizeram a demonstração de como realizar as brincadeiras, utilizando os materiais por eles confeccionados  e também explicaram a origem das mesmas. Podemos dizer que o objetivo foi alcançado, pois essas brincadeiras farão parte do Projeto Recreio Dirigido.




Reflexões do texto(Silvio da Costa pereira)

Unidade4ativ4.3_Roziléia 

Podemos escolher quais são as mídias que farão parte da nossa vida, mas ao mesmo tempo devemos estar atentos pois as mudanças tecnológicas ocorrem constantemente e como vivemos em um mundo digital imagino que ninguém queira  tornar-se um analfabeto digital, porem as escolas na grande maioria nega ou restringe o uso das mídias como ‘’celulares,fotos,vídeos,msn,Orkut,e-mails,etc.” segundo Silvio da Costa Pereira “não há mídia que não possa ser usada nas escolas. Posto que estão no mundo, e que são usadas no espaço extraescolar por alunos e professores, deveria ser de interesse da escola usa-la ou refletir junto aos alunos sobre o modo as usamos.”
Percebo o uso das mídias na escola em uma escala maior quando são desenvolvidos projetos e algumas vezes contamos com o envolvimento maior por parte dos alunos.
Além dos projetos não conheço experiências que envolvam o uso das mídias nas aulas pois em alguns casos os professores são despreparados para o uso destas novas ferramentas e por isso tem receio de utilizar, ou seja geralmente os alunos tem mais habilidades e não tem medo de manuseá-las, pois alguns professores possuem um conhecimento mais limitado que os alunos sobre as tecnologias.

domingo, 2 de outubro de 2011

Currículo


Unidade 3 atividade 3.4  Sirlei Adriana Cucolotto
Currículo
No desenvolvimento do projeto parte dos conteúdos trabalhados faziam parte do currículo e outros  assuntos trabalhados não, mas são indispensáveis para aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de alguns valores essenciais para o crescimento enquanto ser humano, por isso esses conteúdos foram integrados ao trabalho.
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e que propõe um plano de ação adequado para sua execução buscando alcançar os objetivos determinados. Isso se comprova na definição de Ribeiro (1989), quando  diz que currículo  é um "plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover", e isto só poderá ser colocado em prática se existir uma ligação entre  teoria e prática na comunidade escolar através do diálogo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.3 (Prof Carla)

 
Planejamento Geral do Projeto
Este mini projeto será aplicado  com alunos  do infantil IV, promovendo nas crianças  atenção, concentração e contribuindo para o seu aprendizado. Visto que o desenvolvimento da ação os mesmos mostram comprometimento, dedicação, criatividade, auto-estima, sentimentos e responsabilidade.
A atuação das crianças através de brincadeiras  utilizaram por meio da ludicidade como meio de explorar seus sentimentos, representando as efígies socioculturais e valorizando assim as diferenças existentes. Estas ações educativas possibilitam a construção da identidade na contemplação do outro e consequentemente o fortalecimento da sua  auto-imagem e auto-estima.


 Realização das atividades de pesquisa
O vídeo da coleção TV escola promoveu um resgate da história sobre a abolição dos escravos, também contribuiu para que as crianças entendessem um pouco desse processo histórico, na qual as crianças visualizaram atentamente e curiosamente o meio de transporte utilizado para migração dos escravos ao Brasil, a forma como os escravos eram tratados, o espaço onde viviam. Visto que algumas crianças questionaram: sobre as correntes e a respeito do lugar em que iam trabalhar.
Contudo, as imagens concebidas, os  questionamentos apresentados serviram como ponto crucial para relatar a história vivenciada pelos negros, os representantes sociais e políticos  que contribuíram para a abolição escravista.
Para a realização das atividades foram proporcionadas pesquisas reproduzidas em data show para os alunos,filmes de brincadeiras que incentivaram a querer conhecer e brincar como os filhos de escravos.
Foram utilizados  sucatas,tinta,fita colorida.garrafa pet,elástico, balde de lixo grande,latas,bambu,corda,tecido para confeccionar os brinquedos.

Sistematização e apresentação de resultados
As brincadeiras foram socializadas com todas as turmas do Infantil IV.











Definição do tema
A idéia deste mini projeto surgiu após estar trabalhando um ação do projeto Cultura Afro brasileira, através da curiosidade dos alunos, após assistiram alguns vídeos sobre  brinquedos e brincadeiras de origem africana

ATIVIDADE 3.2

Professora -Carla
Relatar a cultura afro-brasileira no universo infantil tornou-se uma questão imprescindível, na busca de resgatar  valores   surgiu a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre brinquedos e brincadeiras que eram preferidas pelas crianças de origem africana.Pois devido ao passado escravista , a diversidade cultural da Brasil está fortemente ligada á cultura africana, devido a convivência entre os dois povos era itens e não havia como evitar a transmissão de  crenças,costumes e religião.

FOTOS DA APRESENTAÇÃO - ATIVIDADE 2.8





ATIVIDADE 2.8

Iniciei a aula recepcionando os alunos,onde realizamos as atividades permanentes(oração,leitura,calendário,contagem dos alunos).
Em seguida algumas mães ajudaram a organizar os alunos ,pois tinhamos muito o que preparar antes da apresentação.Começamos pelas meninas vestindo-as e maquiando pois pedi no dia anterior que a mães mandassem elas com os cabelos arrumados como as africanas,os meninos deram um pouco mais de trabalho, pois pintamos o corpo como guerreiros africanos.
O projeto cultura afro-brasileira Respeito e amor não importa a cor está sendo desenvolvido desde o inicio do ano letivo e está apresentação e uma das ações que estão sendo realizadas desta forma o tema cultura não deve ser entendido como estático, mas como um processo vivo e dinâmico. Com base na cultura negra está é uma boa oportunidade de transmitir as crianças á ideia de exercitar na prática do respeito á diversidade e a partir dos hábitos alimentares, danças, crenças, costumes, vestuário e artesanatos estabelecem as diferenças e semelhanças culturais de um povo.
Durante a apresentação os alunos foram participativos envolvendo-se no ritmo da música (waka waka).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

atividade3.2

Unidade 3 Ativ-3.2 sirlei, Roziléia e Roseli D
o tema surgiu durante uma aula de Língua Portuguesa onde o gênero textual a ser trabalhado era “Regras de Jogo” onde o professor levou para a sala as regras de um jogo chamado “Três Marias” e as crianças após a leitura, ficaram curiosos para conhecer a brincadeira e executá-la. Como o objetivo de trabalhar com este texto , está integrado ao Projeto Etno Racial da Escola, para que eles conhecessem e valorizassem as brincadeiras antigas de origem africana, os alunos sugeriram levar está brincadeira para o recreio, com isso integramos essa atividade aos dois projetos que são desenvolvidos na escola, elaborando um mini projeto.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RELATÓRIO DIGITAL 2.8 SIRLEI

O projeto elaborado tinha como objetivo trabalhar com alunos da turma 401 durante 6 aulas para que eles elaborassem um trabalho sobre meios de transporte através de pesquisas utilizando  webquest. No primeiro momento causou um alvoroço, pois de todos os alunos somente 4, possuem outro contato com o computador que não seja nas aulas de informática.        As duas primeiras aulas  foram  de muita dificuldade, pela falta de conhecimento que as crianças ainda possuem em pesquisar e principalmente em navegar, foi necessário ajudar constantemente os mesmos.
Já no segundo momento os alunos  estavam menos ansiosos e entendendo melhor como elaborar o trabalho. Depois das pesquisas e hora de colher informações, juntar no grande grupo e montar o trabalho para apresentação. Como o objetivo maior era entender o processo de pesquisa ele foi alcançado e deixa uma certeza, precisamos levar as crianças aprender a pesquisar e mostrá-las o melhor caminho  para isso.
PESQUISA NO BLOG – ALUNOS TURMA 401    MEIOS DE TRANSPORTE




Atividade2.8 Registro digital Roziléia


 O projeto sobre o voleibol foi realizado com a turma 301 na disciplina de Educação Física, foram necessárias 4 aulas e foi um trabalho em conjunto com a professora de Informática através do uso do laboratório e o professor regente da sala que auxiliou os alunos na elaboração dos textos.
O objetivo do projeto é que os alunos realizassemuma pesquisa na internet  sobre o voleibol utilizando uma webquest.
 Na primeira aula os alunos ficaram ansiosos com a novidade a “pesquisa” necessitando constantemente do auxilio da professora;pois poucos alunos tem computador em casa a grande maioria só tem contato com o computador nas aulas de informática ,durante a realização da atividade foi utilizado  dois links e os alunos apresentaram  dificuldades para sair de um link e retornar para o outro e outra dificuldade constatada foi que o trabalho teve que ser realizado em duplas devido ao pouco número de maquinas  no laboratórioe as duplas tinham que responder a um questionário para posteriormente elaborarem o texto. Conforme as aulas foram ocorrendo a ansiedade dos alunos foi diminuindo e o trabalho foi realizado com sucesso.




sábado, 27 de agosto de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TURMA 401 - VAMOS PESQUISAR NOSSOS MEIOS DE TRANSPORTES?

Acesse os links a seguir e descubra quais foram os primeiros meios de transporte utilizados pelo homem no decorrer do tempo. Não esqueça de identificar o meio de transporte ao período de sua criação e que você faz parte de uma grupo e tem um meio de transporte específico para ser pesquisado.
Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_autom%C3%B3vel
www.techs.com.br/meimei/historias/historia91.htm

Se puderem acessem em casa:




Turma 301, vamos conhecer um pouco sobre o Voleibol?

Clique nos links abaixo para conhecer um pouco sobre o voleibol e comente esta atividade em forma de texto respondendo as perguntas:
Sites:
Wikipedia
Portal Francisco

QUESTIONÁRIO
1.    Por quem foi criado o voleibol? Em que país e ano?  
2-    Quais são as dimensões da quadra de voleibol?
3-    Quantos jogadores compõem uma equipe de voleibol?
4.    Qual é altura da rede masculina e feminina?
5.    Quais são os fundamentos do voleibol?

Bom trabalho! Profª.Roziléia

Se você já concluiu suas atividades acesse:
Vamos nos divertir um pouco...